Institucional



Somos a Coordenadoria de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado da Bahia, mais conhecida como CIJ-FEEB.




Missão da FEEB:

Contribuir para o aperfeiçoamento das casas espíritas em seu propósito de difundir solidariamente o Espiritismo no meio social, estimulando a moralização do homem.

Visão da FEEB:


Ser reconhecida como instituição presente em todo o Estado da Bahia, através de ações que propiciem a união dos espíritas, a unidade doutrinária e a qualidade do Movimento.


Objetivos da CIJ:


  • Divulgar a importância da Educação Espírita da criança e do jovem;
  • Propiciar meios para que se alcancem os objetivos da Educação Espírita Infanto-Juvenil por meio da Evangelização;
  • Estimular e orientar as atividades da Educação Espírita Infanto-Juvenil no âmbito federativo;

A CIJ está vinculada à Diretoria de Orientação e Qualificação Doutrinária (DOQD).

Princípios metodológicos:

A educação é poderosa. É alavanca que corrige atitudes, emerge qualidades e canaliza energia.

É a educação a mola propulsora que prepara a sociedade renovada, regida por leis evoluídas e sábias. O progresso social é fruto da renovação moral do homem.

Infância e Juventude Cristã logicamente formarão sociedades cristianizadas, distinguidas pelo amor fraterno, concretizando em nossa humanidade o tão desejado sentimento de família terrena, para mais tarde integrar-se no espírito de "Família Universal".
É preciso trabalhar no sentido de conscientizar o homem desde sua infância da grande verdade: a imortalidade do Espírito e sua ascensão para a luz.

Para tal, não basta aquisição de intelectualidade é o necessária a aprendizagem emocional, educando e aprimorando os sentimentos, auxiliando a conquista da moral elevada para que haja constante renovação espiritual no ser humano.
(...) A evangelização é empresa de amor. (Xavier, Francisco Cândido, Estante da Vida, FEB)
(...) a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas instituições espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem. (O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, FEB,1987)

Evangelizar a infância é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus. E o único meio é cultivar no Espírito da Criança, desde o alvorecer da vida, o entendimento da prática das boas obras, a aquisição da moral e do saber,  para que ela atinja o crepúsculo físico, consciente de sua conquista espiritual, conhecendo a si mesma e situando-se no universo como colaboradora da Divindade Suprema. (A Evangelização da Infância e Juventude na Opinião dos Espíritos, FEB)

Educar, pois, dentro da concepção Espírita é não só oferecer os conhecimentos do Espiritismo como também envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade, de respeito à vida, de fé em Deus, de consideração e amor aos semelhantes, de valorização das oportunidades recebidas, de trabalho construtivo e de integração consigo mesmo, com o próximo e com Deus. (O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, FEB, 1987).